O Silêncio em Atividades Coletivas
Quando
nos propomos a atividade em grupo às vezes há muito ruído na sala de aula, há muito
barulho e pouca produtividade uma forma ideal de conseguirmos sucesso nas
atividades é
distribuir
atividades, distribuir uma tarefa individual no começo onde eles tenham que anotar algo tem que ler algo, buscar uma
resposta, responder a um questionário marcar um texto
ou
seja, você tem que construir alguma coisa no começo individualmente, mesmo já
estando
assentados em grupo reunidos em grupo, tem uma primeira parte individual, e aí
depois vão compartilhar esse conhecimento com os colegas do grupo, então esse
momento é de fato de silêncio. O professor vai estar caminhando pela sala, os
estudantes vão estar reunidos ali estudando e num segundo momento do trabalho
em equipe eles começam a compartilhar
aquilo que eles estudaram e é interessante dividir as tarefas no começo, para que eles estudem individualmente
no começo porque aí eles têm o que compartilhar com os colegas, se logo de
cara
ele já começam a conversar e tentam compartilhar eles ainda não leram, não se
aproximaram do assunto não tentaram resolver ainda, então isso gera, às vezes,
ruído não produtivo num segundo momento quando eles já leram, já se
aprofundaram esse ruído é produtivo esse barulho é produtivo, então fica a dica
de como conseguir silêncio nas atividades e como tornar os grupos mais produtivos
nesse trabalho em equipe
Silêncio
nas atividades
Para
um desenvolvimento satisfatório e de sucesso da metodologia do Ensino
Cooperativo, alguns elementos que funcionam bem (ou deveriam funcionar) no
ensino tradicional devem ser transportados para a nova metodologia.
Alguns
cuidados são importantes, e somente um acompanhamento atento e interessado
permitirá manter a classe sob controle, no que diz respeito ao silêncio
necessário para a aprendizagem. Alguns professores, porém, poderão confundir, a
princípio, a movimentação e as conversas necessárias para a aprendizagem dentro
dos grupos com o barulho e o ruído.
Assim, alguns cuidados são importantes:
o NÍVEL DE RUÍDO - Um grupo fala mais
alto do que deveria e o tom de voz tende a aumentar, pois a conversa de um
grupo impede que o outro grupo se compreenda bem no tom normal de voz; este,
por sua vez falará mais alto e isto fará com que o primeiro grupo (além dos
outros) fale mais alto ainda, entrando num círculo vicioso e ruidoso.
o SOLUÇÕES:
1.
Incentivar o grupo a usar a voz
“interior”. Isto é, a voz (um tom de voz bem baixo) que só o “interior” (o
meio) do grupo ouve e entende. Treinar a classe e dar o reforço positivo para o
uso do tom de voz adequado.
2.
Designar um responsável para
manter o nível de som (ruído) mais baixo, uma espécie de Capitão Fala Baixo. Um
componente do grupo, usando uma linguagem não verbal, estará atento para o
nível de voz mais baixo, que possa ser compreendido pelo grupo e controlará os
demais colegas. Quando o volume da voz sobe, o professor se dirige a este
aluno.
3.
Intercalar atividades onde os
alunos lêem ou escrevem mais do que falam. Estes momentos servirão inclusive
para que os alunos valorizem os momentos de silêncio.
4.
Caminhar pela sala acompanhando as
atividades. Assim como é importante para a dinâmica de aprendizagem e
funcionamento dos grupos o fato do professor caminhar pela sala, também é um
ponto positivo para manter o silêncio.
5.
Aproximar-se dos que estão conversando.
Sem falar nada, apenas a aproximação física do professor constrangerá (ou
deveria) o conversador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário