quarta-feira, 20 de novembro de 2019


O Silêncio em Atividades Coletivas


Quando nos propomos a atividade em grupo às vezes há muito ruído na sala de aula, há muito barulho e pouca produtividade uma forma ideal de conseguirmos sucesso nas atividades é
distribuir atividades, distribuir uma tarefa individual no começo onde eles tenham  que anotar algo tem que ler algo, buscar uma resposta, responder a um questionário marcar um texto
ou seja, você tem que construir alguma coisa no começo individualmente, mesmo já
estando assentados em grupo reunidos em grupo, tem uma primeira parte individual, e aí depois vão compartilhar esse conhecimento com os colegas do grupo, então esse momento é de fato de silêncio. O professor vai estar caminhando pela sala, os estudantes vão estar reunidos ali estudando e num segundo momento do trabalho em equipe eles começam a  compartilhar aquilo que eles estudaram e é interessante dividir as tarefas no  começo, para que eles estudem individualmente no começo porque aí eles têm o que compartilhar com os colegas, se logo de
cara ele já começam a conversar e tentam compartilhar eles ainda não leram, não se aproximaram do assunto não tentaram resolver ainda, então isso gera, às vezes, ruído não produtivo num segundo momento quando eles já leram, já se aprofundaram esse ruído é produtivo esse barulho é produtivo, então fica a dica de como conseguir silêncio nas atividades e como tornar os grupos mais produtivos nesse trabalho em equipe


Silêncio nas atividades

Para um desenvolvimento satisfatório e de sucesso da metodologia do Ensino Cooperativo, alguns elementos que funcionam bem (ou deveriam funcionar) no ensino tradicional devem ser transportados para a nova metodologia.

Alguns cuidados são importantes, e somente um acompanhamento atento e interessado permitirá manter a classe sob controle, no que diz respeito ao silêncio necessário para a aprendizagem. Alguns professores, porém, poderão confundir, a princípio, a movimentação e as conversas necessárias para a aprendizagem dentro dos grupos com o barulho e o ruído.  Assim, alguns cuidados são importantes:

o          NÍVEL DE RUÍDO - Um grupo fala mais alto do que deveria e o tom de voz tende a aumentar, pois a conversa de um grupo impede que o outro grupo se compreenda bem no tom normal de voz; este, por sua vez falará mais alto e isto fará com que o primeiro grupo (além dos outros) fale mais alto ainda, entrando num círculo vicioso e ruidoso.
o          SOLUÇÕES:
1.         Incentivar o grupo a usar a voz “interior”. Isto é, a voz (um tom de voz bem baixo) que só o “interior” (o meio) do grupo ouve e entende. Treinar a classe e dar o reforço positivo para o uso do tom de voz adequado.
2.         Designar um responsável para manter o nível de som (ruído) mais baixo, uma espécie de Capitão Fala Baixo. Um componente do grupo, usando uma linguagem não verbal, estará atento para o nível de voz mais baixo, que possa ser compreendido pelo grupo e controlará os demais colegas. Quando o volume da voz sobe, o professor se dirige a este aluno.
3.         Intercalar atividades onde os alunos lêem ou escrevem mais do que falam. Estes momentos servirão inclusive para que os alunos valorizem os momentos de silêncio.
4.         Caminhar pela sala acompanhando as atividades. Assim como é importante para a dinâmica de aprendizagem e funcionamento dos grupos o fato do professor caminhar pela sala, também é um ponto positivo para manter o silêncio.
5.         Aproximar-se dos que estão conversando. Sem falar nada, apenas a aproximação física do professor constrangerá (ou deveria) o conversador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Três meses de Pandemia - Caminhos e Soluções na Educação

Três meses de Pandemia - Caminhos e Soluções na Educação  Frank Viana Carvalho O mundo inteiro está apresentando respostas educaciona...