quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Três Metodologias Ativas


Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa; PBL; e Pedagogia e Aprendizagem por Projetos 

A Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa é uma Metodologia Estrutural, isto é, ela é o ‘cenário’ ou a base da organização onde qualquer metodologia ativa encontra o seu funcionamento. Na Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa o elemento central é o trabalho em equipes, duplas, e pequenos grupos nos processos de ensino e aprendizagem.

O PBL (Problem Based Learning)  é uma estratégia didático-metodológica centrada no aluno, pois sua experiência acaba tendo um significativo papel ao vivenciar a experiência de resolver um problema real enquanto se aprende mais sobre os temas relacionados ao problema. Nessa metodologia, o aspecto central não é a resposta ou o feedback final, mas sobretudo o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à resolução de problemas de um dado contexto, natureza ou enfoque.

A Pedagogia e Aprendizagem Baseada em Projetos é um caminho de ensino no qual os alunos adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades estudando e trabalhando de forma complexa em um maior período de tempo onde irão investigar e responder a um desafio, uma questão, um problema ou mesmo o desenvolvimento de estratégias ou produtos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Três meses de Pandemia - Caminhos e Soluções na Educação

Três meses de Pandemia - Caminhos e Soluções na Educação  Frank Viana Carvalho O mundo inteiro está apresentando respostas educaciona...