Metodologias Ativas e Cooperativas
O Aumento da Aprendizagem, da Performance, e do Rendimento Acadêmico
No final do século XX uma ampla
revisão envolveu 122 estudos anteriores buscando analisar a influência e o
impacto das metodologias ativas e
cooperativas no desempenho dos alunos (JOHNSON et al., 1981). Os
resultados mostraram que desafios e tarefas que envolvem a utilização de
aprendizagem ativas e cooperativas resultam em maior desempenho dos alunos em
comparação com tarefas individualistas ou competitivas. Nas pesquisas, Johnson
et. al. (1981) destacaram quatro categorias ou modelos de ensino e aprendizagem
que enfatizavam as seguintes posturas e ações metodológicas:
Modelo Organização
Cooperação Grupos em cooperação
Competição Grupos em competição
Competição Alunos individualmente em competição
Individualista Alunos individualmente
Isso possibilitou seis comparações
diretas e, em todas, o modelo de grupos cooperativos se mostrou superior,
inclusive em relação ao modelo dos grupos competitivos, que, por sua vez, foi
superior aos outros modelos.
Posteriormente, Cary
Roseth
et. al. (2008) pesquisaram os efeitos da aprendizagem cooperativa através de
uma meta-análise
de 148 pesquisas internacionais e demonstraram novamente que ela é mais
eficiente e eficaz em promover a aprendizagem quando comparada a outros modelos
de natureza competitiva ou individualista (competitivo
g = 0,46; individualista g = 0,55).
Em 2013, Eva Kindt
et. al. realizaram um novo estudo, desta vez com 65 pesquisas internacionais a
partir de 1995 envolvendo a aplicação da aprendizagem cooperativa no ensino
fundamental, médio e superior. Nessa meta-análise, três categorias de análise
comparativa estiveram presentes: realizações, atitudes e percepções. Ainda
que
variáveis, tais como domínio de conhecimentos, idade e cultura atuem como
moderadoras dos efeitos, em todas as categorias a aprendizagem cooperativa se
mostra mais efetiva e produtiva que os modelos de educação tradicional (individualista
e
competitiva). (Carvalho e Andrade, 2019, p. 25).
Referências:
CARVALHO, Frank Viana; ANDRADE NETO, Manoel. Metodologias Ativas: Aprendizagem Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos. São Paulo: República do Livro. 122 p. ISBN: 978-85-85248-02-4. 2019, p. 25.
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