quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Meta-análises sobre Metodologias Ativas e Cooperativas


Metodologias Ativas e Cooperativas
O Aumento da Aprendizagem, da Performance, e do Rendimento Acadêmico

No final do século XX uma ampla revisão envolveu 122 estudos anteriores buscando analisar a influência e o impacto das metodologias ativas e  cooperativas no desempenho dos alunos (JOHNSON et al., 1981). Os resultados mostraram que desafios e tarefas que envolvem a utilização de aprendizagem ativas e cooperativas resultam em maior desempenho dos alunos em comparação com tarefas individualistas ou competitivas. Nas pesquisas, Johnson et. al. (1981) destacaram quatro categorias ou modelos de ensino e aprendizagem que enfatizavam as seguintes posturas e ações metodológicas:
Modelo  Organização
Cooperação  Grupos em cooperação
Competição  Grupos em competição
Competição  Alunos individualmente em competição
Individualista  Alunos individualmente

Isso possibilitou seis comparações diretas e, em todas, o modelo de grupos cooperativos se mostrou superior, inclusive em relação ao modelo dos grupos competitivos, que, por sua vez, foi superior aos outros modelos.

Posteriormente, Cary Roseth et. al. (2008) pesquisaram os efeitos da aprendizagem cooperativa através de uma meta-análise de 148 pesquisas internacionais e demonstraram novamente que ela é mais eficiente e eficaz em promover a aprendizagem quando comparada a outros modelos de natureza competitiva ou individualista (competitivo g = 0,46; individualista g = 0,55).

Em 2013, Eva Kindt et. al. realizaram um novo estudo, desta vez com 65 pesquisas internacionais a partir de 1995 envolvendo a aplicação da aprendizagem cooperativa no ensino fundamental, médio e superior. Nessa meta-análise, três categorias de análise comparativa estiveram presentes: realizações, atitudes e percepções. Ainda que variáveis, tais como domínio de conhecimentos, idade e cultura atuem como moderadoras dos efeitos, em todas as categorias a aprendizagem cooperativa se mostra mais efetiva e produtiva que os modelos de educação tradicional (individualista e competitiva).  (Carvalho e Andrade, 2019, p. 25).



Referências:
CARVALHO, Frank Viana; ANDRADE NETO, Manoel. Metodologias Ativas: Aprendizagem Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos. São Paulo: República do Livro.  122 p.  ISBN: 978-85-85248-02-4. 2019, p. 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Três meses de Pandemia - Caminhos e Soluções na Educação

Três meses de Pandemia - Caminhos e Soluções na Educação  Frank Viana Carvalho O mundo inteiro está apresentando respostas educaciona...